terça-feira, 5 de junho de 2012

História da Gata Borralheira - um conto mais realista

História da Gata Borralheira é um conto retirado do livro Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, que viveu durante o século XX e é autora de várias obras em verso e prosa. Este é um conto que narra a história de uma jovem humilde que teve pela primeira vez a experiência de participar num baile, mas não foi aquele que ela sonhou, pois usou um vestido lilás, uns sapatos muito velhos e grandes que a envergonhavam. Texto de fácil leitura, onde há uma descrição pormenorizada da história, que se consegue localizar no tempo, no espaço e com a apresentação das personagens da história.
O texto é atual, e fez-me pensar no que observamos frequentemente, pois muitas pessoas dão mais valor ao aspecto físico e à maneira de vestir e menos à forma de pensar, às características interiores e à cultura que possuem. Pensa-se muito no dinheiro, no luxo, no prestígio social e despreza-se a família e os amigos por causa da riqueza.
As personagens da história em vez de irem para a festa gozá-la e divertirem-se, preocupavam-se mais em ver como cada um ia vestido, e em falar, de uma forma indireta, de quem não conheciam. Outro aspecto que se pode concluir do texto é que, por vezes, somos cegos, não vemos que, ao nosso lado, às vezes, está um amigo e que a verdade mais tarde ou mais cedo aparece.
A história termina com a morte da personagem principal, a Lúcia, que para uns é explicável e para outros inexplicável. Atualmente, também nós procuramos explicação para as coisas que acontecem, são notícias durante algum tempo nos jornais e na televisão, mas com o tempo são esquecidas e nunca mais se fala delas.

Daniel Videira Carvalho 8ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário