segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Gata Borralheira que não teve um final feliz

"História da Gata Borralheira" é um conto muito interessante que adorei ler de Sophia de Mello Breyner Andresen, tendo sido editado pelas Edições Salamandra, Lda..
Apresenta uma versão diferente do conto tradicional, em que uma rapariga pobre, Lúcia, vai ao seu primeiro baile, com a sua tia-madrinha. Nesse evento, ela foi humilhada e desprezada por todos. Ela queria fazer parte daquele mundo de poder, de beleza, de riqueza e, então, lembrou-se do convite que a sua madrinha lhe fizera: " - Lúcia, tens dezoito anos, é preciso pensar no futuro (...) Vem viver comigo que sou tua madrinha e não tenho filhos. Se vieres viver comigo eu dou-te todas as coisas de que precisas" .
Lúcia escolheu o caminho da riqueza, do poder, da beleza e da ambição, mas noutro baile, em que foi como sempre sonhava, viu um rapaz. Esse rapaz queria levar-lhe o sapato bordado de brilhantes. Ele era a sua consciência e tirou-lhe o sapato da riqueza ... no dia seguinte encontraram-se Lúcia morta na varanda ... O médico disse que ela tinha morrido de uma síncope cardíaca.
É uma historia muito interessante, pois quando começámos a lê-la não nos apetece parar, pois queremos saber qual o final de Lúcia. Apesar de este conto acabar com uma morte, ensina-nos que devemos pensar bem antes de tomarmos decisões. Nunca devemos optar pela riqueza, pelo poder, pelo luxo,  mas sim, pela felicidade, pelo amor da família ...


Sílvia Araújo, 8ºB  

Sem comentários:

Enviar um comentário