segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Animais abandonados, o que fazer?!

Viver sem os meus animais de estimação, os meus cães e o meu gato, que tristeza!
Na verdade, não sei se conseguiria viver sem eles, por isso seria incapaz de os abandonar ou de os deixar com alguém que não soubesse cuidar deles com carinho e dedicação.
Imagino que quem esteja a ler esta crónica possa dizer ou pensar que eu sou obcecada pelos animais. Mas por que razão as pessoas só conseguem ver o lado negativo das coisas? Por que razão se esquece frequentemente da importância que os animais têm para as crianças e para as pessoas idosas, por exemplo?
De facto, está comprovado que é muito importante que uma criança possua um animal doméstico, por exemplo, um cão ou um gato, entre outros. Quando uma criança tem um animal, aprende a alimentá-lo, a respeitá-lo e a tratar da sua higiene. O papel dos animais para os idosos é fundamental, sobretudo, para aqueles que vivem sozinhos e que não têm muitas pessoas com quem estar.
Hoje em dia, os jovens, praticamente, só dão importância aos computadores e aos telemóveis. Os adultos têm pouco tempo para tratar dos seus animais e acabam por abandoná-los, muitas vezes porque se fartam de tratar deles ou por razões económicas.
Já agora, veio-me à ideia uma notícia que vi na televisão sobre um cão abandonado pelo seu dono. Este ficou três meses no local onde foi abandonado à espera que o viessem buscar. Aqui está um exemplo de verdadeira dedicação ao dono!
Sendo assim, cheguei a uma conclusão: é preciso fazer alguma coisa para proibir o abandono dos animais e, se for necessário, multar as pessoas que cometem este "crime".
Talvez muitos jovens e adultos não pensem como eu (o que é o mais provável), mas não nos podemos esquecer de que este é um problema social que tem consequências para a saúde de todos nós! Por favor, não abandonem os vossos animais!

Maria João Novo, 8º A

Sem comentários:

Enviar um comentário